Extras
Grand Theft Auto (conhecido também pela abreviatura GTA) é uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones. Os jogos atualmente são em sua maioria criados e desenvolvidos pela Rockstar North, empresa subdisiária da Rockstar Games e distribuidos pela Take-Two Interactive.
Os jogos já fizeram muito sucesso e estima-se que já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.
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Descrição
Grand Theft Auto é um nome em inglês usado pela polícia cuja a tradução literal é Grande Ladrão de Carros, mas para os Game Maniacos significa Grande Roubo de Carro. A jogablidade consiste em uma mistura de ação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e stealth. O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que quiser (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual.
O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Esse protagonista é um criminoso que precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim ir ocorrendo os acontecimentos que vão dar o progresso da história.
Níveis de procurado
A polícia, que está presente em todos os jogos da série, é um dos elementos mais importantes do jogo, pois se o personagem comete algum delito logo eles capturá-lo e até matá-lo. A medida que o jogador usa formas diferentes para escapar e permanece vivo e livre, maior o nível de procurado aumenta, o que leva a mais chances de ser capturado ou morto.
Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou em segundo plano, matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:
- 1 estrela - Os policias não procuram pelo personagem,apenas o perseguem caso ele seja visto por um policial,tentam bater no personagem para tentar fazer este cair e capturá-lo, mas não usam armas de fogo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável.
- 2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
- 3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas e são vistos helicópteros, que também podem atirar no personagem.
- 4 estrelas - A SWAT tenta capturar o personagem junto com a polícia. A SWAT usa metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituida pelo FBI.
- 5 estrelas - O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes e rápidos, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras. Também é possível encontrar viaturas policiais, mas com menos frequência. Em Grand Theft Auto IV, outro helicóptero aparece para perseguir o jogador.
- 6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com fuzis de assalto (m4/m16) de altíssimo nível. Além de carros policiais e militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar. Também ultilizam tanques de guerrra e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.
Jogos
Era | Título | Desenvolvedoras | Plataformas | Ano de lançamento | Ano de enredo | Cidade de enredo |
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I | Grand Theft Auto | DMA Design, Tarantula Studios | Computador, PlayStation, Game Boy Color | 1997 | indefinido | Liberty City Vice City San Andreas |
London, 1969 | DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, Runecraft | Computador, PlayStation | 1998 | 1969 | Londres | |
London, 1961 | DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, Runecraft | Computador | 1961 | Londres Manchester |
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II | 2 | DMA Design, Tarantula Studios | Computador, PlayStation, Dreamcast, Game Boy Color | 1999 | indefinido | Anywhere City |
III | III | Rockstar North | Computador, PlayStation 2, Xbox | 2001 | 2001 | Liberty City |
Vice City | Rockstar North | Computador, PlayStation 2, Xbox | 2002 | 1986 | Vice City | |
Advance | Digital Eclipse | Game Boy Advance | 2004 | 2000 | Liberty City | |
San Andreas | Rockstar North | Computador, PlayStation 2, Xbox | 1992 | San Andreas | ||
Liberty City Stories | Rockstar North, Rockstar Leeds | PlayStation 2, PlayStation Portable | 2006 | 1998 | Liberty City | |
Vice City Stories | Rockstar North, Rockstar Leeds | PlayStation 2, PlayStation Portable | 1984 | Vice City | ||
IV | IV | Rockstar North, Rockstar Toronto | Computador, PlayStation 3, Xbox 360 | 2008 | 2008 | Liberty City |
The Lost and Damned | Rockstar North, Rockstar Toronto | Xbox 360 | 2009 | |||
Chinatown Wars | Rockstar North, Rockstar Leeds | PlayStation Portable, Nintendo DS | 2009 | |||
The Ballad of Gay Tony | Rockstar North | Xbox 360 | 2008 | |||
Episodes from Liberty City | Rockstar North | Xbox 360 |
A série é uma das maiores da história dos videogames, e ao decorrer do tempo, várias mudanças foram feitas, por isso os jogos se dividem em quatro eras.
Era Grand Theft Auto
O primeiro jogo da série era em 2D, com a vista de cima, os personagens mudavam, era possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas. Acontecia nas cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas. Foi lançado em 1997 para computador, PlayStation e Game Boy Color. Com o sucesso, a versão para computador teve duas expansões: Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961.
Expansão para Grand Theft Auto, em que se adiciona a cidade de Londres, e se passa no ano de 1969. Lançado em 1998 para computador.
A segundo expansão para Grand Theft Auto, em que se passa no ano de 1961 e se adiciona as cidades de Londres e Manchester.
Era Grand Theft Auto 2
Baseado na primeira versão, na questão gráfica (vista de cima), o jogo teve várias mudanças significativas quanto aos gráficos e missões.
O jogo era em 2D, mas dessa vez, com detalhes em 3D. o jogador controlava o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere City (que significa: "cidade qualquer"). Foi lançado em 1999 para computador, PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color.
Era Grand Theft Auto III
A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controlava o personagem em uma grande cidade totalmente em 3D, o jogo também ganhou sequencias de vídeo.
O jogador controlava o personagem Claude, em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova Iorque, em 2001. Os veículos disponíveis para usar são barco, carro e um avião. O jogo foi lançado em 2001 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
O jogador controlava o personagem Tommy Vercetti, no ano de 1986, em Vice City, cidade inspirada em Miami. Novos veículos foram adicionados, como motos, barcos, helicópteros e muito mais; além de novas armas. O jogo foi lançado em 2002 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
O jogador controlava o personagem Carl Jonhson, em 1992 no estado fictício de San Andreas, em que destacam-se as cidades de Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas). O jogo ganhou um novo veículo: a bicicleta e foram feitas várias versões hackeadas (Exemplos de Grand Theft Auto: Rio de Janeiro, Grand Theft Auto: Tropa de Elite, Grand Theft Auto: Rampage e Grand Theft Auto IV - que sinceramente não é GTA IV, é Carl Johnson com aparência do Niko Bellic e o jogo é cheio de camisas de futebol, e etc.) no Brasil. O jogo foi lançado em 2004 para computador, PlayStation 2 e Xbox.
Advance
O único jogo da Era Grand Theft Auto III, que era em 2D, ele se passa em Liberty City, no ano 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.
Stories
Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglês, Histórias. Essas versões contam algo que aconteceu nas cidades anos antes da versão que se refere, com protagonistas diferentes.
O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998. O personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PlayStation Portable e em 2006 para PlayStation 2.
O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984. O pesonagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PlayStation Portable e PlayStation 2.
Era Grand Theft Auto IV
Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas, como agora ser possível se esconder atrás de paredes, usando a parede para se defender dos Tiros. Existem no mapa,quando você é procurado pela polícia, a área de procura da policia. Além de vários outros veículos e armas que foram adicionados. A Era Grand Theft Auto IV se passa em Liberty City, quase idêntica a Nova Iorque. E com edifícios que são baseados em determinados deles. Ex.: Rotterdam Tower (baseado no Edifício Empire State), Schottler Tower (baseado no Edifício Chrysler) e a Estátua da Felicidade (baseada na Estátua da Liberdade)
O jogo acontece em Liberty City, totalmente em 3D e quase idêntica a Nova Iorque de verdade. A história se passa em 2007 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para PlayStation 3, Xbox 360 e para Windows.
É uma expansão para Grand Theft Auto IV, acontece novamente em Liberty City, protagonizado por Johnny Klebitz. O jogo foi lançado em 2009 somente para Xbox 360, onde pode ser adiquirido na Xbox Live por 1600 pontos.
A segunda expansão para Grand Theft Auto IV, mais uma vez em Liberty City, e protagonizado por Luis Lopez. Do mesmo modo que The Lost and Damned,está somente disponivel para Xbox 360, o jogo possui inovassoes comparado com as outras versoes de gta 4 , com por exemplo paraquedas , tanque de guerra, baladas noturnas, etc. * Grand Theft Auto: Chinatown Wars O jogo acontecerá mais uma vez em Liberty City, no ano de 2009 e protagonizado por Huang Lee. Foi lançado em 2009 somente para Nintendo DS e PlayStation Portable.
Controvérsias
Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência, roubo, homicídio e prostituição a série sempre foi alvo de críticas sensacionalistas contra sua temática, causando processos e protestos contra a criadora Rockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a sua distribuição, entre eles estão celebridades e politicos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton e Julia Boseman.
Em Grand Theft Auto: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito a cultura cubana e haitiana. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo fazia apologia a destruição humana e a destruição entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de um Mod e não fazia parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+).
Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.
Modificações
Na série, as modificações só começaram a ser produzidas a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores. Elas consistem em adicionar novas roupas, veículos ou armas disponíveis para o personagem, colocar missões a mais, ou até uns personagens a mais.
Também existem modificações nos designs do menu, e até conversões totais, que modificam tudo (inclusive o ambiente) no jogo, que podem acabar se afastando demais do padrão.